Construir edifícios já é algo comum desde o século passado. Em diversos bairros de grandes capitais, e até do interior, é possível encontrar prédios históricos e charmosos, especialmente nas regiões centrais.
Entretanto, essa estrutura já é considerada ultrapassada, e assim como o mundo moderno, a construção civil teve que se adequar a novos formatos para que o conforto e bem-estar de condôminos não seja afetada com obras grandes ou inacabadas.
A partir dessa premissa surgiu o retrofit. Esse método procura atualizar, adaptar, ou mais precisamente modernizar edifícios, preservando o que há de bom na sua estrutura, aliando esta com o que há de mais moderno na construção civil.
Nós, da Zangari, separamos alguns tópicos para você entender de fato o que é o retrofit e como esse recurso pode ser útil para a funcionalidade do local e bem-estar entre condôminos.
Retrofit, o que é?
O retrofit é um conceito que surgiu na Europa e nos Estados Unidos, e é derivado do inglês “colocar o antigo em forma”.
Essa nova onda de revitalização de edifícios busca adaptar a construção já existente com implantações mais modernas, adequando-a às exigências atuais e fazendo-a durar mais longos anos.
O retrofit não repagina a aparência original do prédio. Ele tem como conceito deixar a fachada original, dando origem a uma construção “retrô moderna” – harmonizando o antigo com o novo.
Retrofit, reforma e restauração
Mas afinal de contas, qual é a diferença entre os três termos?
A reforma é um processo simples, de pequena intervenção, que não altera por completo os espaços. Ela pode modificar o prédio e até a estrutura arquitetônica da construção.
Por outro lado, o retrofit é uma atualização da estrutura do prédio, sem modificá-lo por completo, aproveitando a estrutura antiga para introduzir novas instalações modernas, como por exemplo, a iluminação e a fachada.
Por último, a restauração é o ato de renovar algo que tenha valor histórico.
Retrofit dispõe de inúmeras vantagens
Já está na cara que o retrofit pode melhorar a estrutura dos edifícios e, consequentemente, ajudar no bem-estar entre os condôminos, trazendo mais conforto e comodidade.
Ainda assim, há outros aspectos importantes para serem lembrados, que garantem a eficiência da funcionalidade:
- Melhoria na estética de fachadas e escritórios;
- Valorização do prédio;
- Revitalização e estética em espaços corporativos;
- Uso da sustentabilidade nos edifícios;
- Instalações modernas e atualizadas;
- Bem-estar e conforto aos moradores ou funcionários em ambientes corporativos.
Retrofit possui diversos tipos
Listamos alguns exemplos de retrofit que são atuais e ajudam na modernização de edifícios. São instalações de:
- Sistemas de segurança, telefonia e informática em todos os ambientes;
- Parte elétrica e eletrônica em todos os andares, utilizando piso elevado – isso facilita os trabalhos de manutenção e instalação de equipamentos;
- Ar-condicionado central e sistemas de iluminação modernos e seguros;
- Forro de gesso para esconder instalações elétricas;
- Sistema de prevenção contra incêndios;
- Catracas com sistemas de identificação;
- Portaria, hall e elevadores mais modernos;
- Estruturas metálicas ou troca de vidros e janelas;
- Pintura com cores atuais ou troca de tintas por pastilhas;
- Nova distribuição de plantas no prédio, sem modificar a estrutura externa – nesse caso é necessária a aprovação da nova planta pela prefeitura; ou
- Nova fachada.
Está na hora de fazer a obra?
Quem deve saber a hora de apostar no retrofit, deve ser você, síndico ou condômino, em assembléia extraordinária.
Entretanto, há algumas condições que mostram qual é o momento correto para revitalizar o prédio ou espaço e ambiente.
Entre esses, destacam-se, os custos de manutenção – cada vez mais elevados -; as instalações precárias e as novas normas de acessibilidade cada vez mais exigidas em empreendimentos residenciais.
Sobre isso, o Secovi-SP indica algumas situações básicas em que o retrofit é admissível:
- Quando a recuperação reduz custo em comparação a uma construção nova;
- Quando, no caso de uma edificação histórica, essa intervenção cria condições para novas funções e facilita o seu uso.
- Em qualquer uma dessas situações, o Retrofit tem o sentido da renovação, diz o Secovi, onde o retrofit exige que se encontrem soluções integrais para as fachadas, instalações, elevadores, proteção contra incêndio e outros itens;
- O retrofit deve buscar a eficiência, pois é mais difícil do que iniciar uma obra, por conta das limitações físicas da antiga estrutura;
- A redução do prazo e a adequação geográfica do imóvel servem de estímulo à adoção dessa prática.
Retrofit e a legislação
Gerentes de obras e profissionais da construção civil devem ter cuidado quanto a utilização do retrofit nos trabalhos.
Dessa forma, esses devem respeitar a legislação e regras impostas pelo Corpo de Bombeiros, órgãos públicos e entidades de classe da categoria, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
A norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR 15575) disserta sobre isso.
Retrofit é aplicável às regras de obras dos condomínios
Assim como está na legislação, o retrofit também deve ser imposto em normas condominiais e tem de ter aprovação de moradores em assembleia ordinária.
Qualquer alteração necessita de concordância de ⅔ dos condôminos.
Retrofit é sustentável
A construção civil é um dos que mais consomem recursos naturais, logo aproveitar a estrutura de prédios antigos para deixá-los ainda mais modernos, fazem com que aconteça a diminuição dos impactos gerados pelo setor.
Por conta disso, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável acredita na capacidade e potencialidade do retrofit como novo método de modernização de edifícios.
Retrofit é a nova tendência dos condomínios atuais
O retrofit é uma das novas tendências que são essenciais para dar ainda mais conforto aos moradores. A Zangari entende a importância do método e acredita no potencial deste para construir uma estrutura moderna no seu condomínio.
Estamos há mais de 45 anos no mercado imobiliário de São Paulo e atuamos nos segmentos de gestão condominial, gestão operacional, gestão de locações e compra e venda de imóveis de forma ética e com responsabilidade.
Na Zangari proporcionamos o melhor atendimento para você e seu condomínio, com excelência em gestão administrativa, operacional, financeira, administração de pessoal e facilidades online.
Clique aqui para entrar em contato conosco e ajudaremos no que for preciso!
COMPARTILHAR
WHATSAPPSIMILARES
Como tornar o seu condomínio mais sustentável?
Deixar o condomínio mais sustentável é uma missão de síndicos e moradores, todos preocupados em cuidar do meio ambiente. Saiba mais.
Como organizar a festa junina no condomínio?
A organização da festa junina no condomínio requer muita atenção e dedicação. Você sabe o que fazer? Confira aqui!