abril 14 2021 0Comentários

Problemas com a prestação de contas? Uma administradora de condomínio pode ajudar!

A prestação de contas é uma das obrigações mais importantes da rotina de síndicos e administradoras de condomínio. Trata-se de um documento que abrange as finanças dos condôminos e o orçamento do prédio para todos os investimentos e despesas, e a obrigatoriedade de sua realização está prevista pelo Código Civil.

Para que a prestação seja realizada, é preciso que os gestores deem andamento ao processo de forma organizada e transparente, ou seja, é necessário apresentá-la ao conjunto dos condôminos em assembleia. Entretanto, para tornar o processo produtivo, também é necessário saber exatamente o que deve ser apresentado e, dessa forma, não pecar nem pela falta, nem pelo excesso.
Mais importante que fazer o balanço, é necessário apresentá-lo de forma clara e objetiva em assembleia aos condôminos. Caso haja algum tipo de crítica ou objeção, analise-as. Todo apontamento deve ter recebido e considerado, ainda que o mesmo não proceda.

Pode acontecer de sua prestação de contas não ser aprovada, o que fazer nesse caso? Uma das saídas é auditar as contas. Há diversos casos que costumam ficar sem aprofundamentos, e isso pode gerar problemas com os inadimplentes no futuro. Outra dica é esclarecer quais itens estão pendentes e propor um prazo para apresentação final, onde será necessário nova convocação de assembleia posteriormente para apresentação.

Persistindo a discordância, avalie o montante envolvido e o teor da discordância e, em alguns casos, será necessário acionar os mecanismos previstos na Convenção do Condomínio, tais como solicitar esclarecimentos via Conselho Fiscal, via assembleia ou, por último, exigir por meios judiciais uma prestação de contas.

Para estes e para quaisquer outros casos, o ideal é sempre contar com o acompanhamento de quem entende do assunto. Trata-se de um processo que demanda habilidade, conhecimentos e inclusive acúmulo jurídico, para saber, por exemplo, o que deve ou não entrar. Para isso, é altamente recomendável o acompanhamento de uma administradora de condomínios, que lida diariamente com esse tipo de questão para condomínios de diferentes portes, residenciais e comerciais.

Conte com a Zangari: são mais de 45 anos atuando no mercado imobiliário, com um time de colaboradores altamente especializado na administração de imóveis, investindo na modernização de ferramentas administrativas que podem ajudar você a resolver o seu problema e criar uma gestão transparente e harmoniosa.

allure

Escreva um Comentário