maio 20 2021 0Comentários

Saiba porque é importante apostar em placas de sinalização em condomínios

Entre os pré-requisitos mais exigidos entre os moradores de um condomínio está a segurança. E não apenas na questão do patrimônio, mas também na orientação e prevenção de acidentes. Por isso, é cada vez mais imposto a instalação de placas de sinalização nos ambientes.

Os condomínios são lugares de grande circulação de pessoas como shoppings e supermercados, por exemplo. Dessa forma, é indispensável um planejamento de comunicação visual. As placas de sinalização ajudam a identificar os espaços sociais, locais em reformas e com problemas pontuais, além de manutenção e serviços de limpeza. Por fim, ainda são ferramentas essenciais na prevenção de acidentes em condomínios.

Afinal de contas, esse tipo de ambiente não possui apenas moradores, mas também tem intensa movimentação de visitantes, que não conhecem o local ou os procedimentos de segurança adotados pelo condomínio.

O Código de Trânsito Brasileiro também regulamenta o interior de empreendimentos residenciais graças às garagens, e recomenda que as placas de sinalização estejam espalhadas em locais de grande movimentação. Isso significa que os moradores estão sob pena de multas e penalizações nos espaços públicos de tráfego.

Sobre isso, o Código ainda alerta, “Nas vias internas pertencentes a condomínios constituídos por unidades autônomas, a sinalização de regulamentação da via será implantada e mantida às expensas do condomínio, após aprovação dos projetos pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via”.

O síndico deve estar atento às placas de sinalização

Um síndico não deve deixar de lado o uso de placas de sinalização. Os custos para implantação são baixos, então não prejudicaria no orçamento do mês.

É importante que o responsável saiba que as placas possuem diferentes tamanhos e modelos, e podem variar de acordo com o ambiente.

Para evitar possíveis erros na administração, a Zangari separou 05 ambientes que devem-se utilizar placas de sinalização para o bem-estar dos moradores. Confira!

      1. Incêndio

Começamos com o básico. Todo condomínio deve ter placas de sinalização atestando a segurança de determinados locais em casos de incêndio. Para isso, é obrigatório o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O primeiro passo para o condomínio obter este documento, é adquirir placas de duas formas:

. Placa referente a proibições e alertas, bem como a localização de equipamentos contra incêndio. Exemplo: placas com o aviso de não fumar em locais próximos a regiões de instalação de gás e sobre a acomodação dos extintores.

. Placa de rotas de fugas e pontos de encontro. É primordial que essas placas sejam em material fotoluminescente.

  1. Elevadores

Uma das placas mais comuns é a de notificação: “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar”. Ainda assim, há placas de acessibilidade e capacidade do elevador que são indispensáveis.

  1. Garagens

Como falamos no início do artigo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também regulamenta condomínios quanto ao uso de placas de sinalização.

É por isso que, para regulamentar os carros e a circulação de pedestres em áreas comuns do condomínio, o síndico deve investir em placas de sinalização. Deve estar atento em, por exemplo, rotas de entrada de saída, preferência de circulação, espaço para garagem e visitantes, se houver.

  1. Sistema elétrico

Locais onde o sistema elétrico fica localizado em condomínios devem estar precavidos com placas de sinalização. Os quadros de energia elétrica têm de indicar a periculosidade e o risco de choques em caso de manuseio sem um profissional especializado. Além disso, é essencial sinalizar o quadro de cada andar ou unidade do empreendimento.

  1. Regras do condomínio

Todo condomínio possui regras específicas e as placas de sinalização fazem com que os moradores lembram-se delas. Placas sobre o local do lixo, portas de acesso, uso da piscina e da academia também são importantes.

Por fim, vale lembrar que o uso de placas de sinalização deve ser algo essencial para a boa convivência e segurança entre os moradores, além de diminuir consideravelmente os riscos de acidentes.

A Zangari está há mais de 45 anos no ramo imobiliário e está pronta para dar todo o apoio profissional para síndicos e condôminos. Ajudamos com eventuais dúvidas quanto a placas de sinalização e outros tópicos importantes na administração de imóveis.

Conte com a Zangari!

allure

Escreva um Comentário