A rotina de um síndico não é simples, sabemos disso. Há diversas obrigações previsíveis e também as imprevisíveis que se impõem cotidianamente para a gestão. Daí a importância de uma ótima organização condominial para ter sucesso em uma função tão complexa, mas também gratificante em diversos aspectos.
Neste artigo, separamos algumas dicas para o síndico iniciante que vão ajudar na organização e auxiliam a não deixar as coisas saírem do controle.
Vamos lá.
Dica 1. Estude e conheça a legislação
Além do Código Civil, há também outras legislações referentes aos condomínios, como a Convenção do Condomínio e o Regimento Interno. O síndico tem a necessidade de conhecer esses documentos de trás para frente, tendo em vista que ele é o representante legal do condomínio. Sem isso, todas as demais tarefas serão dificultadas.
Dica 2. Organização é o centro da questão
Ser síndico é ter que controlar vários setores simultaneamente, como a segurança do condomínio, sua manutenção, o nível de inadimplência e como lidar com essa questão, prestações de contas, questões relacionadas a todos os funcionários do local, obrigações de calendário e ainda todos os imprevistos que cotidianamente podem surgir. Um profissional desorganizado e sem ferramentas para isso será certamente um profissional que está sujeito a diversos tipos de erros.
Dica 3. Sem comunicação e transparência, você terá problemas
É fundamental que os síndicos se comuniquem com os condôminos sempre que possível, buscando alternativas como mural de avisos, jornal interno, listas de e-mails, e-mail marketing ou seja lá qual forma mais criativa encontrar. Para ter uma gestão de sucesso, é preciso estar sempre próximo daqueles que você atende. É sendo transparente que o síndico ganhará a confiança da maior parte dos moradores.
Dica 4. Não se contente com o de sempre. Seja proativo
Quando tudo já estiver relativamente encaminhado e não houver situações fora do controle, não é hora de ativar o piloto automático e seguir realizando tarefas cotidianas. Ao contrário, é hora de buscar onde depositar energias para ser inovador e promover mudanças. Sempre há algo a melhorar, como medidas de sustentabilidade, áreas de lazer e convivência para valorizar o empreendimento, melhorar estruturas, realizar pesquisas de opinião etc.
Dica 5. Não hesite em buscar apoio
Com todas as responsabilidades legais as quais um síndico está sujeito, sabemos que é fundamental contar com uma administradora de condomínios que ofereça todo o suporte necessário para uma administração tranquila, que contribua para a valorização do patrimônio e o bem-estar de todos.
E é para apoiar você, síndico, que a Zangari atua há mais de 45 anos no mercado imobiliário.
Não tem por que acreditar que você deve realizar todas as funções sozinho, sem contar com o apoio profissional de quem está há tanto tempo no mercado.
O que nos move é saber que nosso trabalho tem gerado resultados expressivos ao longo dos anos. Conte com a Zangari.
Leia também: Conheça as principais tecnologias que auxiliam o síndico na gestão do condomínio.
COMPARTILHAR
WHATSAPPSIMILARES
Como tornar o seu condomínio mais sustentável?
Deixar o condomínio mais sustentável é uma missão de síndicos e moradores, todos preocupados em cuidar do meio ambiente. Saiba mais.
Como organizar a festa junina no condomínio?
A organização da festa junina no condomínio requer muita atenção e dedicação. Você sabe o que fazer? Confira aqui!