O Natal está chegando. É um tempo de bondade, esperança, fazer boas ações pelo próximo…
Sabe, o próximo que mora ao lado? Ou em cima. Estamos falando do seu vizinho!
Aquele vizinho que te incomoda com o barulho, que pega sua vaga na garagem, que acumula muito lixo e deixa seu apartamento com um cheiro desagradável, que deixa o pet fazer xixi no corredor.
Nossa, imagina ter um único vizinho que faz tudo isso? Socorro…
Mas, enfim, começamos falando de Natal e depois de vizinhos… qual a relação entre esses assuntos?
A relação é que o Dia do Vizinho é em 23 de dezembro, logo antes do Natal! Então, faz muito sentido tudo isso que falamos sobre boas ações com o seu próximo, não é? Afinal, o Natal é um tempo de bondade, esperança, fazer boas ações pelo próximo… 😏🎄
O Natal é o tempo perfeito para que os vizinhos resolvam, pacificamente, todos os B.O.s criados durante o restante do ano e assim, comecem um novo ano de forma tranquila (sem criar novos B.O.s, ok?).
Toda essa paz é muito importante para evitar que a Polícia seja acionada para resolver alguma situação. No Rio de Janeiro, por exemplo, entre janeiro de 2018 e dezembro de 2022, foram registrados mais de 35 mil casos de ameaça, lesão corporal dolosa, tentativa de homicídio e feminicídio entre vizinhos.
Ninguém aí quer a Polícia apertando a campainha do condomínio para resolver uma briga antiga sobre barulho, que o bom senso de cada morador pode resolver, não é?
Pois é. Mas, como bom senso está em falta ultimamente, a Zangari está aqui para ajudar você, síndico! Temos algumas dicas sobre “como ter um bom relacionamento entre vizinhos”, um conteúdo perfeito para você enviar para os seus condôminos como presente de Natal! 😏
Continue a leitura e confira!
O que fazer para ter um bom relacionamento entre vizinhos?
EVITAR BARULHO EM EXCESSO
Barulho. Já perdemos a conta de quantas vezes tivemos que resolver brigas em um condomínio devido ao barulho.
É vizinho que assiste televisão ou ouve música em um volume alto demais. São as crianças que choram e pulam o tempo todo. É o bebê que dorme de dia e passa a noite acordado chorando.
Enfim, tudo é motivo para reclamação.
Não existe uma lei específica sobre barulho em condomínios, mas, existe o regimento interno! E este mesmo regimento pode determinar um horário limite em que todos devem fazer silêncio, geralmente, a partir das 22h.
Os moradores devem ser comunicados com antecedência sobre esse horário limite e, se não obedecerem às regras, podem receber uma reclamação formal e advertências.
Para evitar grandes mal entendidos, o síndico precisa analisar cada caso e conversar com os condôminos para resolver tudo de forma pacífica, para preservar um bom relacionamento entre vizinhos!
TER AUTORIZAÇÃO PARA OBRAS E REFORMAS
Quando vamos morar em condomínio, precisamos ter em mente que, apesar da unidade ser individual, algumas ações que acontecem no apartamento podem gerar consequências em todo o empreendimento.
Por exemplo, para fazer uma reforma, é necessário ter autorização do síndico ou da administração. Além disso, as obras precisam ser acompanhadas por profissionais, como engenheiros ou arquitetos. Dito isso, se um morador quebra uma parede do seu apartamento, mesmo sem permissão, toda a infraestrutura do prédio pode ser comprometida.
Por isso, ter autorização para fazer a reforma que você deseja é essencial para um bom relacionamento entre vizinhos. Afinal, estamos falando da segurança física de todos, certo?
O síndico deve estar sempre atento às obras que estão acontecendo. Se uma reforma está prevista para durar 30 dias e ultrapassou esse prazo, é hora de verificar o que está errado. Os pedreiros faltaram? O material demorou a ser entregue? Ou o vizinho está reformando algo que não está previsto?
Nesse tipo de caso, a obra pode ser embargada. Os próprios moradores do condomínio, inclusive, podem entrar em contato com as autoridades para denunciar o condômino que está com a obra irregular.
Já o síndico, tem o dever de impedir a entrada de materiais e dos prestadores de serviço que trabalham na reforma.
AGIR COM SEGURANÇA AO RECEBER ENTREGAS
Desde a pandemia, o fluxo de entregadores de encomendas e comida aumentou muito nos condomínios de todo o Brasil. Claro, já que as pessoas não podiam sair, o jeito era comprar online e receber em casa.
Essa tendência se tornou muito comum e até hoje, muita gente ainda prefere comprar pela internet do que enfrentar a dinâmica das lojas e shoppings.
O problema é: essa movimentação de entregadores na porta do condomínio é perigosa. Nem todo entregador é realmente um entregador de algum produto.
Muitos bandidos se disfarçam com a mochila da empresa de entregas e, na verdade, estão ali esperando que um morador apareça na portaria para o render e entrar no condomínio. Ou o assaltar na porta mesmo.
Sem contar nos inúmeros golpes, não é? Tem entregador que realmente vai entregar um lanche, mas aproveita a sua desatenção para cobrar um valor muito mais alto do que o preço de um hambúrguer.
Algumas pessoas podem até achar que não, mas essas situações colocam a vida de todos em risco.
Algumas dicas que os moradores devem levar em consideração:
- Avisar a portaria com antecedência;
- Pedir a colaboração dos condôminos;
- Registrar o nome da empresa e dos funcionários;
- Ter alguém em casa para receber grandes encomendas.
A segurança é um dos principais fatores para garantir um bom relacionamento entre vizinhos. Um fator, aliás, que todos devem ter como prioridade.
TER ORGANIZAÇÃO E AGIR COM SEGURANÇA NA GARAGEM
Em inúmeros condomínios, as vagas de garagem não são demarcadas. Em outros, cada unidade tem a sua vaga. Mas, isso não é impedimento para que um ou outro vizinho estacione na vaga alheia, apenas porque a sua está longe do elevador.
Já teve que resolver esse conflito por aí, síndico?
Não existe uma lei que trate da organização de garagens condominiais. No entanto, o artigo 1.336 do Código Civil indica que nada pode prejudicar a segurança, sossego e salubridade dos condôminos nos espaços do condomínio.
Assim, temos o indicativo que, qualquer ação de um vizinho que esteja prejudicando outro vizinho, fere essa lei, certo?
Além da lei, temos o Regimento Interno, que deve delimitar limites e regras para o uso da garagem, levando em consideração medidas de segurança e a estrutura do espaço.
Para traçar um bom relacionamento entre vizinhos, confira algumas dicas para organização da garagem:
- Estacionar na vaga demarcada
- Respeitar o limite de velocidade
- Utilizar a buzina com moderação
- Respeitar as vagas PcDs ou para Idosos
- Devolver o carrinho de compras após o uso
- Não deixar crianças andando sozinhas pela garagem
- Estacionar em uma vaga apropriada para o tamanho do seu carro
- Não usar a garagem como depósito. Apenas em dias de mudança é permitido usar a vaga para apoiar caixas e móveis
CUIDAR DOS PETS
Infelizmente, tem vizinho que não suporta cães ou gatos, ou os dois. Então, não satisfeitos em reclamar apenas das crianças, também reclamam dos pets.
Tudo bem. Entendemos que existem algumas reclamações válidas, afinal, um cachorro que fica o dia inteiro sozinho se sente muito solitário, podendo exagerar nos latidos. Essa situação é prejudicial para os vizinhos e para o próprio cachorro.
No entanto, alguns condôminos, apenas por não gostarem de animais de estimação, reclamam de tudo, mesmo se o tutor está fazendo tudo certo e o animal está se comportando bem.
Os tutores devem saber das suas obrigações para com os pets e deixá-los apenas nos ambientes permitidos, como o pet place, o elevador de serviço e espaços coletivos.
O bem-estar e a segurança dos animais vem em primeiro lugar!
SAIBA MAIS -> Condômino antissocial: como lidar com esse tipo de inconveniência?
Lembra que falamos de bom senso lá na introdução do texto? Então, todos os problemas citados (e muitos outros) seriam resolvidos se todos os condôminos tivessem bom senso e empatia uns com os outros.
Quando nos colocamos no lugar do nosso próximo, podemos refletir como seria enfrentar determinadas situações. E então, também refletiríamos sobre nossa conduta.
Bom senso e empatia, duas chaves para um bom relacionamento entre vizinhos!
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