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Entregas em condomínios: confira algumas dicas para um procedimento seguro

18 de dezembro de 2022

As entregas em condomínios precisam seguir um procedimento seguro e que não atrapalhe a rotina de ninguém para que todos fiquem satisfeitos.

A compra on-line facilitou muito a vida dos consumidores. Afinal, hoje em dia nós conseguimos adquirir um produto com poucos cliques e o prazo de entrega na residência reduziu consideravelmente. Durante a pandemia, 98% dos brasileiros aumentaram as compras feitas em e-commerce, é o que diz matéria da Meio & Mensagem.

Nesse contexto, síndico, você sabe em que isso reflete diretamente? No controle de entregas em condomínio. Pois é, o número de pedidos ao longo dos anos aumentou e agora a portaria tem que lidar com um volume de pedidos superior ao de antigamente. 

Lendo este conteúdo na íntegra, você vai entender mais um pouco sobre o assunto e aprender algumas dicas para tornar o procedimento no cotidiano mais seguro.

Continue lendo.

Quais são os desafios da entrega em condomínios residenciais?

Tem alguns profissionais autorizados a receberem encomendas dos moradores. Existe também a Lei Federal 6.535, art. 22, que diz o seguinte sobre o assunto: 

“Os responsáveis pelos edifícios, sejam os administradores, os gerentes, os porteiros, zeladores ou empregados, são credenciados a receber objetos de correspondência endereçados a qualquer de suas unidades, respondendo pelo seu extravio ou violação”.

Contudo, um dos principais desafios em relação às entregas feitas por condomínio se dá por dois pontos principais: produtividade e segurança.

  • Produtividade: quando há uma alta demanda de entregas que os porteiros e seguranças têm que dar conta, eles não conseguem focar em outras demandas primordiais do condomínio.
  • Segurança: já existem, e estão cada vez mais frequentes, os golpes de falsos entregadores que aproveitam da fragilidade da portaria para realizarem assaltos.

Sendo assim, há alguns condomínios que não permitem que a portaria realize a coleta de encomendas, ficando a cargo do próprio morador receber o seu pedido. 

Entretanto, esse tipo de prática deve estar prevista no regimento interno do condomínio, onde a maioria dos condôminos deve estar de acordo.

Contudo, o melhor caminho para todos é estabelecer uma série de regras e comportamentos para que as entregas no condomínio sejam feitas de forma segura e pacífica, sem o menor problema. 

Nesse sentido, nós separamos algumas dicas do que você pode fazer para melhorar esse aspecto no seu condomínio.

Dê uma olhada!

Dicas para o procedimento de entregas no condomínio

Avisar a portaria com antecedência

Em casos de pedidos cujas entregas sejam feitas em um prazo maior (dias ou semanas), é importante deixar a portaria avisada sobre o prazo de entrega. Isso serve para que, caso o morador não esteja, o porteiro ou zelador já esteja ciente da encomenda e possa receber o produto.

Registre o nome da empresa e dos funcionários

Não é em todos os momentos que isso pode ser feito. Mas, em alguns casos, como entregas rotineiras no condomínio, de água, gás, farmácias de bairro, supermercados e etc, o síndico pode pedir que as empresas forneçam os nomes dos funcionários autorizados a fazerem a entrega. 

Ter alguém para receber grandes encomendas

Isso é válido para grandes pedidos como móveis e eletrodomésticos, por exemplo. O funcionário da portaria não tem a obrigação de acompanhar a entrega desses produtos dentro do imóvel, somente a autorizar a entrada. 

Por isso, é essencial avisar aos moradores de que, para autorizar entregas desse porte, é necessário ter alguém para receber o pedido, caso ele não esteja.

Peça a colaboração dos condôminos

A parceria entre morador e o condomínio sempre é a melhor saída. Nesse sentido, peça a colaboração de todos em alguns aspectos que podem facilitar a rotina do condomínio.

✅Avisar com antecedência a portaria;

✅Descer para buscar a encomenda;

✅Não deixar os entregadores esperando.

Compartilhe essas orientações com os moradores e peça a colaboração de todos.

Considere as smart lockers

Uma das principais tendências dos condomínios, os armários inteligentes servem como uma ótima opção para aliviar as demandas de recebimento de entregas.

Como funciona? São como uma caixa de correio, mas com uma tecnologia conectada a internet que registra e avisa ao morador quando sua encomenda chega. O morador recebe um SMS com a senha de acesso para fazer a retirada da encomenda. 

Assim, ele pode retirar sua entrega até determinado período, geralmente em até 24 horas.

Dessa forma, não sobrecarrega a portaria com encomendas e facilita para o morador retirar seu pedido em qualquer horário.

Seguindo estas dicas, a sua rotina como síndico se tornará muito mais eficiente sobre o assunto.

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