Você já ouviu falar no termo Upcycling?
Ele significa reutilização.
O upcycling é um conceito antigo, mas que tem voltado à tona nos últimos anos devido a uma macrotendência global: a preocupação com o meio ambiente.
O upcycling e o meio ambiente, afinal, tem tudo a ver!
Sabe aqueles materiais que seriam facilmente descartados porque não tem mais utilidade em casa? Então, muitos têm utilidade sim e podem ganhar um novo propósito através do upcycling.
Foi o ambientalista alemão Reine Pilz, em 1994, quem criou o termo Upcycling. Sua propagação por diferentes modelos de negócios aconteceu através da adoção de hábitos mais sustentáveis na sociedade e então, a criação de novos produtos a partir de materiais antigos.
Diversos setores da sociedade perceberam que novas maneiras de solucionar problemas antigos são cada vez mais necessárias. Então, por que não utilizar materiais que estão no nosso dia a dia?
Arquitetos de renome, engenheiros conceituados, estilistas famosos… todos entenderam que reutilizar é chique e urgente!
Continue a leitura e confira mais sobre o conceito e a prática do upcycling.
Upcycling X Reciclagem
Enquanto a reciclagem está baseada na quebra e degradação de um material para a criação de um novo objeto, o upcycling cria mais produtos de valor agregado ou que tem mais qualidade do que o original. Por isso, a palavra em inglês tem a preposição up, ou seja: acima, aprimoramento.
Além disso, a prática do upcycling não faz uso de processos químicos para reaproveitar os materiais, que apenas são limpos, recortados, colados ou costurados.
No entanto, durante a reciclagem, por exemplo, uma nova matéria-prima é gerada através do reprocessamento de alguns materiais.
Em oposição ao upcycling, a reciclagem também é conhecida como downcycling, ou seja, o reaproveitamento do produto original é menos vantajoso, com menos valor.
Upcycling na Moda
No mundo da Moda, o upcycling pretende repaginar alguma peça para deixá-la ainda melhor, como no estilo vintage.
Neste meio, existem inúmeras empresas que reaproveitam tecidos que foram utilizados em coleções antigas para fazer novas coleções e assim, dar uma nova oportunidade para que aquela peça seja usada.
E você acha que o alto padrão fica de fora da tendência do upcycling? Não!
Lembra que falamos que reutilizar é chique? Pois então, até a marca Louis Vuitton sabe disso e, em 2020, criou a coleção Be Mindful, com o reaproveitamento de tecidos de coleções anteriores na concepção de colares, lenços e acessórios de cabelo.
SAIBA MAIS -> Louis Vuitton prova que upcycling é puro luxo
Como aplicar o upcycling na decoração?
Mas e na decoração… será que o upcycling é usado?
Claro que sim!
Na área do Mobiliário e da Decoração, o upcycling aumenta a vida útil dos móveis, dando-lhes uma nova função ou visual.
O artesanato é um bom exemplo deste conceito. Assim, estimulando a criatividade é possível transformar alguns itens em móveis de grande utilidade.
No mobiliário, outro bom exemplo de material que pode ser reaproveitado são os estrados de madeira, que podem ser usados como pallets. Por serem materiais versáteis, ultrapassam o seu contexto original e se transformam em mesas, sofás ou estantes.
Do It Yourself (Faça Você Mesmo)
Além disso, o upcycling tem sido muito difundido pela prática Do It Yourself (Faça Você Mesmo). Assim, para reutilizar um material ou até mesmo como um hobby, as pessoas ressignificam um produto, como um pote para transformá-lo em um vaso de flores ou de vela.
Revestimentos feitos com materiais reciclados
Os revestimentos são uma parte muito importante do acabamento e reforma de um imóvel. Inclusive, recentemente, a indústria tem aproveitado para produzir itens descartados e reaproveitar refugos ou utilizar materiais orgânicos, como cascas de banana.
Para aproveitar a criatividade dos designers de interiores, o objetivo é não descartar nenhum material e ter uma consciência ambiental.
A dica final é: antes da reforma, avalie tudo o que o imóvel tem para não quebrar ou desperdiçar materiais importantes. O piso, por exemplo, pode ser lixado e mantido no ambiente.
Repaginação
Uma casa sustentável é sinônimo de utilizar o mobiliário existente, mas dar uma nova cara para ele. O ideal é usar a criatividade para customizar o material pintando-o ou colando um tecido, por exemplo.
Reaproveitar móveis de família
Existem alguns móveis que é impossível se desfazer, não é? Sabe aquela cadeira de balanço da sua avó ou vasos decorativos?
Alguns móveis e itens de família são muito preciosos e, com certeza, podem ser utilizados na decoração contemporânea ou moderna.
Móveis feitos com madeira de lei podem receber verniz fosco para se manterem autênticos. Em sofás, o couro pode ser trocado por fibras ecológicas, por exemplo.
Garimpo
Para quem não tem móveis de família, mas quer trazer elementos históricos na decoração da sua casa, que tal garimpar?
Existem muitas feiras de antiguidades e antiquários onde é possível comprar itens lindos e bem conceituais!
Procure peças versáteis e leves para que você possa usar em diferentes ambientes.
Vantagens do Upcycling no dia a dia
Um dos acontecimentos recentes que marcaram e mudaram a sociedade em muitos aspectos foi a pandemia.
Hábitos, prioridades e comportamentos mudaram. O relatório Consumidor do Futuro 2023, por exemplo, indicou quatro novos perfis de consumidores: antecipadores, novos românticos, inconformados e condutores.
Mas o que une todos esses perfis? A sustentabilidade!
O upcycling surge nesta preocupação com o mundo e o meio ambiente, e mostra suas vantagens:
- Instigar a criatividade
- Gerar produtos com propósito
- Redução dos custos de produção
- Gerar produtos de valor agregado
- Redução no consumo de água e energia
- Redução do descarte e exploração de materiais
- Redução da necessidade de novas matérias-primas
- Reaproveitamento de estoques parados de peças e tecidos
Além do upcycling, a decoração minimalista também pode ajudar na construção de uma vida mais sustentável. Afinal, menos é mais!
COMPARTILHAR
WHATSAPPSIMILARES
Zona Sul de São Paulo: 5 motivos para morar na região
A Zona Sul de São Paulo é uma das regiões mais privilegiadas, que oferecem qualidade de vida ímpar. Se você quer morar na região, clique e confira 5 motivos.
Paisagismo: um conceito natural em um imóvel de alto padrão
O Paisagismo é a solução ideal para muitos imóveis que precisam de espaços naturais. Confira mais sobre os tipos de Paisagismos.