ÁREA DO CLIENTE
(11) 3074-4266 Seg a Sex 8:30 às 18:00 contato@zangari.com.br

Retrofit é tendência para revitalizar imóveis para venda

30 de maio de 2023

No mercado imobiliário, o retrofit ganha cada vez mais destaque por ser uma técnica que visa a modernização de prédios, impulsionando sua valorização, ao mesmo tempo que preserva a sua história. 

No alto padrão, esse conceito é utilizado pelos arquitetos e designers para dar mais vida aos empreendimentos, sejam eles comerciais ou residenciais, aproveitando o máximo que eles têm a oferecer.

O novo hotel da Rede Laghetto em São Paulo, no bairro do Paraíso, por exemplo, teve a aplicação do retrofit em seus espaços, buscando focar em uma ambientação inspirada na cultura nipônica, preservando a história e as raízes do edifício.

Então, para quem é investidor e tem um imóvel que deseja vender, mas deseja preservar a identidade do local, essa técnica tem um alto potencial de transformar apartamentos ou casas em grandes oportunidades.

Para entender como a técnica de Retrofit funciona, continue a leitura que explicaremos as principais informações que você precisa saber.

O que é o Retrofit?

Retrofit é um termo que tem origem na Europa, em um período no qual foi visto a necessidade de revitalização de prédios antigos para que eles fossem mais seguros, se adequassem às novas normas e pudessem se tornar aptos para moradia. 

Hoje em dia, o retrofit é uma técnica utilizada na arquitetura para revitalizar edifícios e imóveis, preservando a sua estrutura original, porém, deixando-os mais modernos e em conformidade com as normas de segurança.

No mercado imobiliário, essa técnica é bastante aplicada em imóveis que possuem uma ótima localização, boa disposição de planta e características únicas, mas que precisam ser atualizados para atrair compradores.

Contudo, existe ainda a dúvida de qual a diferença de um projeto de retrofit para a reforma tradicional que conhecemos.

Para entender melhor essa distinção, confira abaixo mais detalhes!

Quais as diferenças de Retrofit e Reforma? 

As reformas de imóveis são alguns consertos e revitalizações feitas nos imóveis com o intuito de oferecer algumas melhorias de funcionalidade e estética aos ambientes.

Já o retrofit é uma técnica de reforma mais aprofundada, digamos assim, mas que tem como objetivo a modernização e a valorização do prédio, apartamento ou residência, conservando suas características principais.

Dessa forma, esse projeto tem como foco, por exemplo:

  • A troca de instalações elétricas e hidraúlicas;
  • Reforma ou substituição de revestimentos;
  • Manutenção dos rebocos;
  • Troca de portas e janelas;
  • Conservação de pinturas;
  • Aplicação de sistemas atualizados.

E muito mais.

Para os condomínios de uma forma geral, o retrofit ainda conta com a opção de revitalização para fachadas, no qual o foco é reformar e melhorar a estética, mas manter as mesmas características.

Basicamente, é a harmonia entre a preservação da história do ambiente e um upgrade, contando com técnicas e materiais mais atualizados.

Vantagens do Retrofit para a venda de imóveis

Assim como o home staging, técnica que prepara o imóvel para venda  buscando o apelo visual, o retrofit agrega diversas vantagens para quem é proprietário de imóvel e pretende dar vida ao lugar, mas mantendo a sua essência. 

Valorização dos imóveis

Na venda de imóveis, seja casa ou apartamento, esses projetos são capazes de aumentar o valor do seu imóvel em até 40%, segundo alguns especialistas.

Modificação de função

Com o retrofit ainda é possível que um imóvel mude a sua função, mas preserve a originalidade da arquitetura. Ou seja, ambientes que eram comerciais podem se tornar espaços de moradia e vice-versa, de uma forma muito mais fácil. 

Curiosidade: Edifício que foi da Telesp foi aprovado no programa de retrofit da Prefeitura de SP para requalificar imóveis antigos

Melhoria na estética de fachadas

O retrofit é fundamental para melhorar a estética das fachadas, impactando visualmente as pessoas que passam em frente ao local ou que veem as imagens pela internet.

Por isso, se você está pensando em vender seu imóvel, seja ele uma casa, apartamento ou estabelecimento comercial, esse projeto de reformulação te ajudará a destacar a sua propriedade, tornando-a muito mais valorizada aos olhos do mercado.

Quer saber mais dicas, tendências e informações relacionadas ao mundo dos imóveis? 

Acesse o blog da Conceito

COMPARTILHAR

WHATSAPP

SIMILARES

Zona Sul de São Paulo: 5 motivos para morar na região

A Zona Sul de São Paulo é uma das regiões mais privilegiadas, que oferecem qualidade de vida ímpar. Se você quer morar na região, clique e confira 5 motivos.

Upcycling: o que é e como aderir a este conceito de sustentabilidade?

O upcycling é uma técnica de reutilização de materiais, seja na moda ou decoração. Clique e saiba mais sobre este conceito sustentável.