No mercado imobiliário, existem diversas técnicas de vendas utilizadas por corretores imobiliários que desejam valorizar um imóvel para a venda ou locação. Contudo, as mais comuns referem-se ao comportamento do profissional, conhecimento da região e estrutura da propriedade.
Tudo isso é muito importante, com certeza! Porém, uma técnica singular, que ganha cada vez mais espaço é o home staging.
Você já conhece esse termo?
Logo abaixo nós te mostraremos o que é home staging, de onde surgiu e quais são as vantagens desse método.
Continue acompanhando a leitura!
Origem e definição do home staging
Em meio a crise imobiliária dos EUA em 1970, o conceito home staging surgiu como uma forma de impulsionar vendas e destacar imóveis no mercado, aproveitando o que é mais valorizado nesta questão: a estética.
Criado pela corretora imobiliária Barb Schwarz, o termo ainda é considerado novo aqui no Brasil, mas pode ser uma ótima maneira de dar vida aos imóveis e fazer com que eles chamem a atenção de quem deseja comprar.
Mas afinal, o que é home staging?
Traduzido ao pé da letra, o conceito é “encenação da casa”. Na prática, isso significa preparar, transformar, valorizar e decorar o imóvel de tal forma que ele atraia compradores pelo seu visual.
Sendo assim, seja em fotos ou em visitas físicas, o home staging quer dar foco até mesmo nos detalhes que possam passar despercebidos. Além disso, cria uma atmosfera tão agradável ao ponto do interessado se encantar pelo imóvel e comprá-lo.
Dessa forma, a técnica foca em cuidar de 3 elementos fundamentais para o visual de um imóvel:
- Limpeza: garantir a higienização do imóvel, dentro e fora, mesmo que não haja moradores;
- Cor: para dar vida, valorizar e manter o aspecto conservado do imóvel;
- Ordem: manter a ordem, não deixar bagunça à vista, cuidar da decoração da propriedade e disposição dos móveis.
A criadora diz o seguinte sobre a técnica:
“O home staging costumava ser opcional. Hoje, é uma necessidade na venda de uma casa.” – Barb Schwarz
As vantagens do Home Staging
Experiência positiva
Um imóvel acolhedor, que cria uma conexão com o interessado, tem muito mais chances de ser adquirido por alguém que tenha tido uma experiência positiva.
O preparo do ambiente pode contribuir com essa experiência, com algumas práticas, por exemplo:
- Lareiras ligadas
- Janelas abertas
- Bebida do agrado do cliente à mesa
- Ambiente organizado
Assim como na imagem abaixo:
Além disso, a pessoa que visita o seu imóvel pode não fechar negócio, mas pode indicá-lo para alguém devido à boa impressão.
Valorização do imóvel
Segundo a Casa Abril, a decoração tem a capacidade de valorizar um imóvel em até 30%, pois transmite aos interessados a sensação de uma propriedade conservada.
Personalidade
Ao preparar o seu imóvel para a venda com o home staging, você poderá garantir que os móveis, cores, disposições e sistemas irão transmitir toda a personalidade do imóvel e do público que você deseja atingir.
Por exemplo, se você quer atingir um público jovem, toda a decoração e a forma que os cômodos estão arrumados, decorados e higienizados, precisam casar com as preferências desse público.
LEIA TAMBÉM → Público jovem: saiba as preferências de moradia dessa geração
Dar vida ao imóvel
Muitas vezes, um imóvel à venda está quase todo vazio, não é? Mas deixar objetos, plantas, móveis, vasos, quadros e muitos mais, pode ser uma boa forma de dar vida à propriedade. Afinal, tudo isso faz com que o interessado imagine a vida dele ali e já se sinta integrado à casa.
Vale a pena investir nessa técnica?
Imagine que você é o comprador de um imóvel e está buscando por uma propriedade. Ao realizar uma visita física, ou até mesmo entrar em uma plataforma on-line, você se depara com um apartamento todo desgastado, desarrumado e sem higienização. Você se sentiria atraído a comprá-lo? Provavelmente, não.
Em contrapartida, se você está na procura de um apartamento, que já no primeiro momento te oferece uma experiência visual agradável, como: paredes pintadas, ambiente limpo, móveis de primeira linha bem posicionados, decoração com o seu perfil, o cenário seria outro, não?
Sendo assim, investir nessa técnica pode ser o que o seu imóvel precisa para agregar mais valorização e se destacar no ramo imobiliário. Claro, junto a uma assessoria imobiliária com um olhar crítico e cauteloso que perceba essas demandas, você conseguirá muito mais sucesso na sua jornada.
Quer mais conteúdo que te oriente na venda ou locação de imóveis de alto padrão? É só acessar nosso blog e desfrutar nosso conteúdo do editorial Zangari Netimóveis Conceito, voltado para a gestão imobiliária e tudo que envolve esse mundo.
COMPARTILHAR
WHATSAPPSIMILARES
Como tornar o seu condomínio mais sustentável?
Deixar o condomínio mais sustentável é uma missão de síndicos e moradores, todos preocupados em cuidar do meio ambiente. Saiba mais.
Como organizar a festa junina no condomínio?
A organização da festa junina no condomínio requer muita atenção e dedicação. Você sabe o que fazer? Confira aqui!