ÁREA DO CLIENTE
(11) 3074-4266 Seg a Sex 8:30 às 18:00 contato@zangari.com.br

Green building: imóveis mais sustentáveis para o planeta

28 de março de 2023

Você já pensou em investir em um imóvel que, além de oferecer tudo o que você precisa com luxo e requinte, possui também um compromisso socioambiental? Os green buildings estão aí para isso!

Para reduzir os impactos causados ao meio ambiente e contribuir para um mundo mais sustentável, o green building é uma forma em que os projetos dos prédios contribuem para um lugar mais verde.

No mercado, eles tendem a ser valorizados, pois oferecem uma estrutura diferenciada, atenta às melhores práticas de sustentabilidade, com projetos que prezam pela qualidade de vida, conforto e responsabilidade.

Mas o que de fato é um green building? Nós te contamos logo a seguir.

Continue a leitura.

O que é um Green Building?

Traduzido do inglês, esse termo significa “edifícios verdes” e a partir daí já temos uma ideia sobre o seu propósito. Da idealização do projeto à finalização de uma obra, os green buildings são construções sustentáveis que visam adotar práticas para reduzir os impactos negativos causados ao meio ambiente. Portanto, isso torna os empreendimentos, comerciais ou residenciais, muito mais otimizados e confortáveis.

Para que isso ocorra, são utilizadas tecnologias sustentáveis e inovadoras que contribuem para o reaproveitamento e economia de recursos naturais.

Você sabia que o Brasil é considerado o 4º país com mais edifícios verdes com o Selo Leed, em todo o mundo? Sim, o ranking feito pelo U.S. Green Building Council  (USGBC) mostrou que o país é o único da América Latina a fazer parte do TOP 5, estando à frente de países como Suíça, Espanha e Itália.

Principais alternativas usadas nos edifícios verdes

A evolução do compromisso da sustentabilidade se tornou fundamental para a valorização de imóveis de alto padrão no mercado imobiliário. Por isso, apartamentos, casas ou estabelecimentos comerciais, precisam oferecer alternativas sustentáveis se quiserem se destacar no mercado, mostrando seu compromisso com a sustentabilidade. 

Alguns exemplos mais comuns encontrados em green buildings são:

  • Painéis solares – utilizam a luz solar para gerar energia limpa para o prédio;
  • Sistema de reuso de água – aproveitam a água da chuva e de outros equipamentos para algumas tarefas, como a limpeza;
  • Aproveitamento da luz natural – ambientes mais iluminados precisam de menos lâmpadas e luminárias acesas, o que impacta na redução do consumo de energia elétrica;
  • Vedação de janelas – impedem a entrada de calor excessivo, que força os ares-condicionados a consumirem mais.

A importância do Selo Leed para valorização de imóveis

Ao longo desse blog você deve ter visto que o Brasil se destacou no ranking mundial em 2022 a respeito do Selo Leed, certo? Contudo, você sabe o que esse termo significa? 

Confira a seguir!

O selo LEED é uma certificação de construção sustentável desenvolvida pelo US Green Building Council (USGBC), uma organização sem fins lucrativos que promove a construção de edifícios verdes e sustentáveis em todo o mundo. 

LEED significa “Leadership in Energy and Environmental Design” (Liderança em Energia e Design Ambiental, em português).

Como um compromisso ao meio ambiente, esse selo serve para incentivar práticas sustentáveis na construção dos mais diversos ambientes, inclusive de casas ou apartamentos.

Essa certificação possui uma tipologia diferente para cada tipo de ambientes e suas funções, como:

  • BD+C = Novas Construções e Grandes Reformas
  • ID+C = Escritórios comerciais e lojas de varejo
  • O+M = Empreendimentos existentes
  • ND = Bairros

Cada uma delas segue requisitos diferentes para a conquista do Selo Leed, que se divide de 4 formas, de acordo com o nível de desempenho de cada um, como:

  • Empreendimento Certificado (40 a 19 pontos);
  • Silver (50 a 59 pontos);
  • Gold (60 a 79 pontos);
  • Platina (80 ou mais pontos).

Entenda mais sobre o processo de certificação do Selo Leed com a GBC Brasil.

Sendo assim, para quem pensa em investir em imóveis de alto padrão e luxo, se atentar aos aspectos sustentáveis da construção é fundamental. Portanto, um imóvel com essa certificação é a garantia de valorização, compromisso e responsabilidade com o ambiente.

Gostou desse conteúdo? Você pode ficar por dentro de tudo isso e muito mais acessando o blog da CONCEITO com dicas, tendências e tudo o que você precisa saber sobre Alto Padrão.

BLOG –  ZANGARI NETIMÓVEIS CONCEITO

COMPARTILHAR

WHATSAPP

SIMILARES

Como tornar o seu condomínio mais sustentável?

Deixar o condomínio mais sustentável é uma missão de síndicos e moradores, todos preocupados em cuidar do meio ambiente. Saiba mais.

Como organizar a festa junina no condomínio?

A organização da festa junina no condomínio requer muita atenção e dedicação. Você sabe o que fazer? Confira aqui!