abril 07 2022 0Comment
manutenção preventiva

Manutenção Preventiva em Condomínios: por que aderir a essa prática?

A manutenção preventiva em condomínios é uma precaução inteligente para impedir que eventuais problemas estruturais ocorram nas dependências e prejudiquem o cotidiano dos moradores e síndicos.

Lidar com questões urgentes nunca é uma tarefa fácil. Ainda mais quando essas urgências afetam, na rotina dos moradores, que consequentemente ficam nervosos. 

Um exemplo claro, que mencionamos em outro blog, são as Obras nos Condomínios, que se não planejadas corretamente podem instalar um caos no cotidiano.

Pensando nisso, existe uma das melhores soluções: manutenção preventiva em condomínios

Seguindo o mesmo raciocínio de que é melhor prevenir do que remediar, a manutenção preventiva traz benefícios para o cotidiano condominial e da sua gestão, fazendo com que os administradores saibam dos problemas no condomínio antes.

Mas afinal, o que é a manutenção preventiva?

O que é manutenção preventiva em condomínios?

Com o intuito de antecipar obras de reparos, a manutenção preventiva em condomínios é um planejamento que levanta um relatório da saúde estrutural da dependência e realiza reparos antecipadamente.

De acordo com a NBR 5462 , a manutenção preventiva é:

“Toda manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item”

Para fazer uma analogia referente à saúde, imagine a situação:

É recomendado que você faça um checkup geral da sua saúde física, certo? Para analisar o que está indo bem e o que não está e se precisar seguir algum tratamento você saberá os próximos passos. 

Bom, é assim que acontece a manutenção preventiva em condomínios. Síndicos ficam responsáveis de contratar uma inspeção geral nas instalações, com objetivo de verificar se há algum reparo que pode ser feito previamente e evitar danos mais graves no futuro.

Sendo assim, é importante mencionar que o serviço deve ser realizado por profissionais competentes e deve ser levado à assembleia para aprovação.

Quais benefícios a manutenção preventiva traz ao condomínio?

Saiba as vantagens que a manutenção prévia pode oferecer ao seu condomínio desde diminuição de danos a impactos financeiros no caixa. Confira!

Segurança

A defesa civil de cada cidade sempre orienta as administradoras de prédios e condomínios a realizar manutenções preventivas a fim de evitar riscos à vida da população, como é o caso de desabamentos, incêndios e outros acidentes que já existiram por falta de manutenção.

Saúde financeira

Ao prever que essas obras já estejam incluídas no planejamento orçamentário, você diminui os riscos de gastos extras com obras surpresas ao longo do ano.

Aliás, com a manutenção preventiva você ganha mais tempo para levantar orçamentos de prestadores de serviço com mais tranquilidade, analisando qual é mais viável para o orçamento do condomínio.

Tempo de vida dos equipamentos

As instalações elétricas, de incêndio, hidráulicas, sanitárias, são partes que exigem muito da capacidade dos equipamentos e não isoladamente vivem acontecendo apagões repentinos, quebra de peças e outros problemas, por falta de manutenção constante.

Valorização do empreendimento

Morar em apartamento ou casa localizado em condomínio não deixa de ser um investimento, e como tal deve ter melhorias para valorizar o imóvel. 

A estrutura de um prédio é uma das partes fundamentais que são analisadas com os outros fatores. Por isso, aposte na manutenção.

Menos incômodo

Pensando que serviços de urgência causam um caos no cotidiano do condomínio, é essencial que você, como síndico, faça a manutenção preventiva de equipamentos de uso diário e constante, como elevadores e portões de acesso, a fim de evitar um desgaste maior com moradores impacientes com quebras e mau funcionamento.

Método eficiente e prático, a manutenção preventiva facilita, e muito, o dia a dia dos funcionários de um condomínio. Essa prática evita  dores de cabeça no futuro e transforma a gestão predial em uma função mais responsável e precavida. Afinal, estar um passo à frente é imprescindível. 


Se gostou desse texto, leia também: Gestão Condominial: 5 erros na administração que devem ser evitados

zangari

Mais do que administrar seu patrimônio. Cuidamos do seu bem estar.

Write a Reply or Comment