fevereiro 24 2022 0Comment

Previsão Orçamentária Condominial: o que é e dicas de como fazer

A previsão orçamentária é extremamente importante para síndicos de condomínios se planejarem com antecedência. Para isso é preciso conhecê-la e saber algumas dicas antes de elaborar.

Quem é responsável por cuidar de condomínios residenciais sabe como no cotidiano podem surgir situações que dão dor de cabeça, principalmente se mexer no bolso dos moradores ou no caixa do condomínio.

Mas você sabia que a previsão orçamentária pode reduzir esses impactos?

Confira o que vamos abordar nesse texto para te ajudar a entender:

[Índice]

  1. O que é a previsão orçamentária condominial?
  2. Qual é a importância de fazer a previsão orçamentária?
  3. Dicas de como fazer previsão orçamentária no seu condomínio

O que é a previsão orçamentária condominial?

Assim como em qualquer empresa, existe um planejamento financeiro que deve ser realizado todos os anos pelos condomínios, geralmente no início ou fim. Esse planejamento é chamado de previsão orçamentária.

A previsão orçamentária é o levantamento de informações financeiras de uma empresa sobre a entrada e saída de recursos do caixa. Tem como objetivo registrar as despesas e lucros do ano anterior – se realizado ao fim, do mesmo ano –  e, com base nisso, apresentar novas propostas aos moradores para o ano atual.

Previsto na lei nº 10.406, o artigo 1348 diz que:

Compete ao síndico:

VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;”

Mas, geralmente, o levantamento do planejamento dos gastos ordinários é realizado em conjunto entre o síndico e a administradora de condomínios para melhores resultados.

Além disso, a previsão orçamentária realizada em condomínios, deve ser levada como tema para assembleia condominial tendo que ser aprovada por maioria simples pelos moradores

Mas você sabe a importância da previsão orçamentária condominial?

Siga abaixo que vamos te mostrar!

Qual é a importância de fazer a previsão orçamentária?

Quem administra condomínios sabe a impossibilidade de controlar imprevistos financeiros que surgem ao longo do ano, sendo a inadimplência de moradores, obras de urgência e aumento de contas apenas alguns.

Confira também: Reduzindo a inadimplência condominial

Sendo assim, a previsão orçamentária é um instrumento que tem como objetivo prever quais e quanto serão os gastos ordinários que ocorrerão ao longo do ano, baseando-se nos resultados e experiência do ano anterior. 

Deve-se levar em consideração na elaboração da previsão orçamentária em condomínios, os possíveis imprevistos que podem ocorrer.

Resumindo, a importância da previsão orçamentária é prevenir surpresas, no caso nada boas, aos síndicos e moradores.

Dicas de como fazer previsão orçamentária no seu condomínio

Pensando nisso, a Zangari separou algumas dicas que você síndico pode aplicar no seu condomínio ao elaborar uma previsão orçamentária eficiente para apresentar aos moradores.

Confira.

Monte uma relação das despesas

Separe os gastos ordinários que acontecem todos os anos para que você possa comparar com a receita e planejar os próximos passos.

Alguns gastos para registrar na previsão orçamentária:

  • Tributos;
  • Encargos trabalhistas;
  • Contas fixas;
  • Despesas administrativas.

Assim você terá uma visão mais ampla sobre os números que entraram e saíram do caixa do seu condomínio. 

Defina as manutenções e melhorias a serem realizadas

Condomínios funcionam como cidades, e da mesma forma requerem cuidados periódicos que valorizam e preservam o ambiente.

Separe e registre os gastos relacionados a manutenção do condomínio como: segurança, pinturas, limpeza e outras demandas que exigem serviços frequentes.

Considere os imprevistos

Imprevistos acontecem, isso é fato. Mas se você conseguir separar uma reserva financeira será de grande importância para quando eles chegarem.

No planejamento da previsão orçamentária, já considere um espaço que reserve uma parte da receita para surpresas que podem acontecer. Dessa forma, quando ela chegar você estará mais preparado e sofrerá menos impactos orçamentários.

Conte com ajuda de especialistas

Se possível, é sempre bom contar com profissionais especializados nesse planejamento para que a previsão de orçamento seja feita de maneira clara e detalhada para apresentar aos moradores.

Na Zangari, nossos profissionais são preparados para auxiliar os síndicos a elaborarem uma previsão orçamentária eficiente e que seja coerente com os planos anuais do lugar. 

Confira nosso site e saiba como nossos serviços podem ajudar na administração do seu condomínio.

zangari

Mais do que administrar seu patrimônio. Cuidamos do seu bem estar.

Write a Reply or Comment