novembro 30 2018 0Comentários

6 + 1 Dicas simples para poupar água no seu condomínio

O verão está chegando e com a temperatura subindo, nada mais natural do que o consumo de água aumentar.

Independentemente da necessidade que temos de usar este precioso recurso, podemos fazê-lo de forma consciente e evitar desperdícios. Afinal, temos certeza que você não quer que seu dinheiro vá para literalmente para o ralo, certo?

Foi pensando nisto que compartilhamos abaixo algumas dicas simples que ajudarão o seu condomínio no desafio de poupar água!

1) Procure por vazamentos em torneiras e encanamentos do condomínio. O ideal é que isto seja feito regularmente pois evita não só gastos desnecessários com água, como também reparos maiores nas instalações que se deterioram cada vez mais com o tempo.

2) Verifique se os vasos sanitários das áreas comuns têm bacias de 6 litros. As mais antigas despejam de 12 a 24 litros por utilização. Outra boa dica é instalar a caixa acoplada com dois mecanismos de acionamento, um para resíduos líquidos e outros para sólidos.

3) Procure por ondulações na água que fica parada no vaso sanitário, pois pode ser um sinal de que existe um vazamento no local.

4) Opte por torneiras com leitores fotoelétricos (aquelas que abrem e fecham quando você aproxima suas mãos). Isto é importante principalmente em banheiros perto de salões de festa, onde é comum um morador ou visitante não fechar totalmente a torneira quando acaba de usá-la.

5) Instale redutores de vazão em chuveiros de vestiários de empregados e em chuveiros perto das piscinas. A economia de água é significativa e pode ser feita sem que se abra mão de conforto.

6) Invista na conscientização dos moradores e funcionários, principalmente nos casos em que a hidrometação é coletiva (o condomínio recebe apenas um conta de água e rateia seu valor entre os moradores). Lembrar de fechar a torneira ao escovar os dentes e ao se ensaboar no banho, usar a máquina de lavar apenas com toda sua capacidade de roupas, não passar detergente nos pratos com a torneira aberta e ensinar as crianças a fecharem bem as torneiras (não deixando aquele filete de água ficar correndo). Esses pequenos gestos podem fazer toda a diferença no final do mês.

Dica bônus: Ainda que as instalações hidráulicas dos apartamentos não sejam de responsabilidade de condomínio, contratar um profissional capacitado e de confiança que faça uma vistoria em torneiras e vasos sanitários de cada unidade – com autorização prévia dos moradores – ajuda muito na redução da conta de água.

Cuide bem do seu consumo de água. O seu bolso e o meio ambiente agradecerão.

Fonte: ZANGARI

zangari

Mais do que administrar seu patrimônio. Cuidamos do seu bem estar.

Escreva um Comentário