Quem nunca ouvi falar de energia fotovoltaica? As vezes chamada simplesmente de energia solar, tem se tornado cada vez mais popular em diversas cidades do Brasil.
Com o alto custo da energia elétrica fornecida pelas concessionárias, não é de se admirar que diversos condomínios implantaram sistemas de fornecimento deste tipo, principalmente após a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 482/2012, que permitiu ao brasileiro gerar sua própria energia elétrica de fontes renováveis ou de cogeração qualificada, e até receber créditos sobre o excedente produzido. Você sabe como funciona um sistema fotovoltaico?Não é tão complicado quanto parece. Basicamente, instala-se painéis fotovoltaicos em áreas com grande insolação, que captam a luz do sol e a transforma em energia elétrica. Depois equipamentos chamados inversores transformam a energia gerada com corrente alternada, compatível com a rede elétrica e equipamentos eletrônicos. A energia gerada pode ser consumida instantaneamente, ou no caso de haver excedente, é transferida para a rede elétrica sem necessidade de baterias para armazenamento. O resultado será a diminuição do que é pago na conta de luz do seu condomínio, uma vez que será cobrado somente o que foi consumido da rede da concessionária, abatido do excedente que foi produzido pelo sistema fotovoltaico. Outros benefícios da energia fotovoltaicaAlém da redução nos gastos com a concessionária de energia, este sistema tem as seguintes vantagens: · Necessidade de pouca manutenção, verificando-se normalmente os conectores e equipamentos como inversores. · Durável, pois painéis solares duram até 25 anos. · Custo previsível, pois não está sujeito aos aumentos de custos ou bandeiras tarifárias de concessionárias. · Ecologicamente correta, pois utiliza uma fonte inesgotável de energia e que não polui o meio ambiente. Então vale a pena financeiramente?Os benefícios financeiros variam de condomínio para condomínio. Fatores como área disponível para instalar painéis fotovoltaicos, insolação, tecnologia e eficiência dos painéis, e seu custo de aquisição irão determinar tanto as reduções de custos mensais com energia, bem como em quanto tempo o sistema se pagará. Mas com o desenvolvimento de painéis mais eficientes e pela economia de escala possibilitada pela adoção cada vez maior desta tecnologia, será cada vez mais atrativo e viável usar o sol como fonte de energia. Pense nisto! Seu bolso e o meio ambiente agradecerão. Fonte: Zangari |
COMPARTILHAR
WHATSAPPANTERIOR
Cercas vivas e condomíniosSIMILARES
Como tornar o seu condomínio mais sustentável?
Deixar o condomínio mais sustentável é uma missão de síndicos e moradores, todos preocupados em cuidar do meio ambiente. Saiba mais.
Como organizar a festa junina no condomínio?
A organização da festa junina no condomínio requer muita atenção e dedicação. Você sabe o que fazer? Confira aqui!