ÁREA DO CLIENTE
(11) 3074-4266 Seg a Sex 8:30 às 18:00 contato@zangari.com.br

Por que contratar cobertura para desastres naturais no seguro condominial?

29 de maio de 2024

“Seguro morreu de velho”. Já ouviu essa expressão? 

Ela significa que o cuidado nunca é demais. Realmente, o ideal é se precaver, afinal, imprevistos acontecem.

Por exemplo, um raio pode cair no jardim do condomínio e queimar um equipamento. Ou, pode acontecer um incêndio devido a um curto-circuito.

Esses imprevistos geraram um gasto no orçamento do condomínio e a sorte, felizmente, é que o seguro condominial cobre queda de raios e incêndios, basta acionar o sinistro.

O seguro condominial é obrigatório por lei, em todo condomínio. Sua contratação começa com uma cobertura básica (queda de raios, incêndios e explosões), com a possibilidade de contratar coberturas adicionais (roubo e furto, impacto de veículos, quebra de vidros, entre outros). 

No entanto, existe um tipo de cobertura que muitos empreendimentos não contratam por acharem desnecessário: a cobertura para desastres naturais no seguro condominial.

Mas, por que ela se tornou tão importante no seguro condominial?

Continue a leitura e confira.

Cobertura para desastres naturais no seguro condominial: contratar ou não?

Sim, contratar! 

Recentemente, por exemplo, o Brasil viveu dias angustiantes ao ver a destruição que a chuva e as enchentes causaram no Rio Grande do Sul, afetando mais de 300 mil imóveis em mais de 400 cidades.

Felizmente, o Rio Grande do Sul é o Estado do Brasil com a maior quantidade de domicílios segurados (38,6%), justamente porque as pessoas estão conscientes que a região está propensa a sofrer com os impactos causados pelo meio ambiente.

Mas, ao contrário dos gaúchos, o restante do Brasil não está muito preocupado com a cobertura para desastres naturais no seguro condominial. De acordo com um levantamento da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), apenas 10% das apólices preveem cobertura para desmoronamento e apenas 1% contratam cobertura para alagamentos. 

Apesar disso, os desastres naturais só aumentaram no Brasil: foram mais de 1.000 em 2023, sendo quase 800 deles por transbordamento de rios e outros 445 por deslizamentos de terra.

Viu só como é essencial contratar a cobertura para desastres naturais no seguro condominial?

SAIBA MAIS -> Por que o consumidor brasileiro contrata pouco seguro contra alagamentos?

Quais coberturas para desastres naturais podem ser contratadas no seguro condominial?

A seguir, vamos citar algumas coberturas para desastres naturais no seguro condominial que podem ser adquiridas para oferecer mais segurança. Vale lembrar que a contratação depende de cada seguradora, portanto, é essencial analisar quais coberturas as empresas oferecem e quais fazem sentido para o seu condomínio.

Queda de raios | Incêndios | Explosões

Essas três tragédias são as únicas que fazem parte do pacote de cobertura básica em qualquer seguro. E, no caso do incêndio e da explosão, a cobertura é válida mesmo que não tenha sido causada de forma natural.

Desmoronamentos

Pode cobrir os prejuízos causados por desmoronamento de paredes ou muros, além da queda de marquises e beirais. Em alguns casos, cobre também os custos de implantação de estrutura que protege o imóvel de um desabamento.

Alagamentos e inundações

O seguro pode cobrir alagamentos e inundações causados por várias situações: chuva, tromba d’água, aguaceiro, desaguadouros, insuficiência ou obstrução de esgotos e galerias pluviais. Este seguro pode ser essencial para condomínios localizados em uma área da cidade que tenha rios.

Ciclone, Furacão, Tornado, Granizo e Vendaval

Enquanto uma chuva de granizo pode quebrar janelas ou telhados, o ciclone e o vendaval podem fazer estragos ainda maiores. 

Independentemente dos prejuízos, a cobertura para desastres naturais no seguro condominial garante indenização para custear os danos.

Danos elétricos

Não se trata de um curto-circuito por dois equipamentos ligados ao mesmo tempo. É o dano causado por uma descarga elétrica, como um raio.

Neste caso, para garantir indenização, é necessário comprovar a queda do raio, com um vestígio de onde caiu, por exemplo. 

Como contratar o melhor seguro condominial com cobertura para desastres naturais?

Entenda as necessidades do condomínio

Como vimos, apenas a cobertura básica não é suficiente. Então, quais outras coberturas podem ser úteis em um momento de imprevisto?

Faça uma análise detalhada para verificar as áreas que o condomínio apresenta fragilidades. A cobertura para desastres naturais no seguro condominial, como você já sabe, é imprescindível. 

Contrate uma corretora de seguros autorizada

Não deixe de pesquisar sobre a reputação e experiência da corretora. Procure outros condomínios e peça referências, garantindo que ela oferece boas coberturas para desastres naturais.

Área de cobertura do seguro

O seguro condominial vale para as áreas comuns e infraestrutura, ou seja, a metragem total do condomínio. Vale relembrar os condôminos que as unidades não estão cobertas pelo seguro condominial, sendo necessário cada morador contratar um seguro residencial para seus imóveis.

LEIA TAMBÉM -> Seguro condominial: saiba tudo sobre essa proteção obrigatória para o seu condomínio

COMPARTILHAR

WHATSAPP

SIMILARES

Como tornar o seu condomínio mais sustentável?

Deixar o condomínio mais sustentável é uma missão de síndicos e moradores, todos preocupados em cuidar do meio ambiente. Saiba mais.

Como organizar a festa junina no condomínio?

A organização da festa junina no condomínio requer muita atenção e dedicação. Você sabe o que fazer? Confira aqui!