ÁREA DO CLIENTE
(11) 3074-4266 Seg a Sex 8:30 às 18:00 contato@zangari.com.br

A importância do balancete condominial na saúde financeira de um condomínio 

19 de setembro de 2023

O balancete condominial é uma planilha que mostra todas as despesas e receitas de um condomínio por um período determinado para evidenciar a saúde financeira do empreendimento.

Dentre as muitas tarefas de um síndico, uma das mais importantes é a gestão das finanças do condomínio. Afinal, o pagamento de contas, a manutenção do prédio, o salário dos funcionários, entre outras coisas, são atribuições relacionadas ao patrimônio de diversas famílias que confiam no trabalho profissional do síndico.

O balancete condominial, por exemplo, é uma das tarefas que devem ser feitas para mostrar a saúde financeira do condomínio. Ou seja: que não há dívidas e nenhuma ilegalidade com o nome do empreendimento e de seus moradores.

A gestão financeira, aliás, é o maior desafio dos condomínios brasileiros, segundo a pesquisa Panorama dos Condomínios Brasileiros. 

Essa resposta foi validada por 30% dos síndicos e 20,7% dos moradores ouvidos, que também apontaram outros problemas, como: administração, questões estruturais (obras e manutenções), convivência e equipe de gestão.

Outro indicativo sobre a importância da saúde financeira de um condomínio é a taxa de inadimplência das cotas condominiais no Brasil em 2022, que ficou em 17%, de acordo com a Apsa. 

Por isso, para garantir a transparência de que as contas estão em dia e que o dinheiro de cada morador está sendo bem investido, realiza-se o balancete condominial.

Quer saber mais sobre esse documento? Continue a leitura!

O QUE É BALANCETE CONDOMINIAL?

O balancete condominial é um documento contábil que resume as despesas e receitas de um condomínio, além do saldo inicial e final durante um período.

Esse “resumo”, no entanto, precisa conter os anexos de todos os comprovantes de gastos, como os recibos de contas, contratos de seguro, gastos com folhas de pagamento, relatórios de inadimplência, entre outros.

Geralmente, este documento é mensal para mostrar aos condôminos todos os gastos daquele período, fazendo a prestação de contas do patrimônio.

O principal objetivo do balancete condominial é mostrar transparência no trabalho de gestão do dinheiro de tantas pessoas, e também fazer previsões orçamentárias para melhorar o planejamento por um período maior, talvez prevendo a realização de uma manutenção ou compra de um novo equipamento.

Existem duas formas para apresentar o balancete condominial:

  • Balancete analítico – informações detalhadas sobre gastos e arrecadações
  • Balancete sintético – dados resumidos para facilitar o entendimento das informações

De acordo com o Código Civil, o responsável por produzir o documento é o síndico, que também pode contratar uma administradora de condomínios, que terá essa função em suas atribuições. Se for este o caso, o síndico será responsável por fiscalizar o trabalho da administradora e cobrar a entrega do documento mensalmente.

O ideal é que o balancete condominial seja acessível a todas as pessoas, ou seja, escrito de maneira fácil de entender, para que todos possam encontrar as informações que buscam. 

APRESENTAÇÃO DO BALANCETE CONDOMINIAL

O mais comum é que o balancete seja divulgado nas assembleias de condomínio, mas também pode ser enviado por e-mail, para garantir que todos tenham acesso. 

Também é importante que o síndico saiba entender o documento para dar um apoio aos moradores que tiverem dúvidas.

A divulgação do balancete condominial é de extrema importância para comprovar a transparência que o síndico tem com as contas do condomínio, além de ser um direito dos condôminos de acessarem informações acerca do empreendimento onde moram. 

No geral, o balancete condominial deve ter as seguintes informações:

  • Saldo prévio
  • Registro de todas as movimentações 
  • Valor arrecadado com aluguéis das áreas comuns
  • Lista dos condôminos adimplentes e inadimplentes
  • Anexo de todos os documentos, notas fiscais e orçamentos
  • Despesas e receitas (impostos, consertos emergenciais, gastos com folha de pagamento, contratos de prestação de serviços, contas mensais)

BENEFÍCIOS DE REALIZAR O BALANCETE CONDOMINIAL

  • Prestação de contas

Uma das vantagens do balancete condominial é dar mais transparência para os condôminos obterem informações claras sobre a saúde financeira de seu patrimônio, entendendo como o dinheiro tem sido gerenciado.

  • Tomada de decisões

A partir do balancete, o síndico e os membros do conselho administrativo, ou a administradora, podem tomar decisões para identificar gastos que estão além da previsão orçamentária, planejamento de investimentos e prioridades de gastos.

  • Controle financeiro

Todos os condôminos e moradores podem realizar o controle financeiro das contas através do balancete condominial. Assim, fica mais fácil monitorar as receitas e despesas, garantir equilíbrio das contas e identificar inconsistências nos registros financeiros.

  • Planejamento orçamentário

A principal referência do planejamento orçamentário de um condomínio é o balancete, que fornece uma visão mais ampla das receitas e despesas esperadas, estabelecendo um cenário mais realista das contas.

  • Cumprimento legal e contábil

Existem obrigações fiscais e contábeis para os condomínios, sendo que o balancete é um instrumento que garante essa obrigação.

SAIBA MAIS -> Fluxo de caixa: organizando as despesas ordinárias e extraordinárias

Viu só como o balancete condominial é importante para o seu empreendimento? Fazer uma gestão financeira transparente auxilia o trabalho dos síndicos de evitar a inadimplência e manter todas as contas em dia.

Confira aqui 7 dicas para melhorar a gestão financeira do seu condomínio!

COMPARTILHAR

WHATSAPP

SIMILARES

Como tornar o seu condomínio mais sustentável?

Deixar o condomínio mais sustentável é uma missão de síndicos e moradores, todos preocupados em cuidar do meio ambiente. Saiba mais.

Como organizar a festa junina no condomínio?

A organização da festa junina no condomínio requer muita atenção e dedicação. Você sabe o que fazer? Confira aqui!