ÁREA DO CLIENTE
(11) 3074-4266 Seg a Sex 8:30 às 18:00 contato@zangari.com.br

Como ajudar idosos em condomínios

5 de maio de 2023

Redação: 29 de abril de 2019 | Atualização: 04 de maio de 2023

Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, é de se esperar que tenhamos um número cada vez maior de pessoas idosas morando em apartamentos. E em muitos casos, os idosos no condomínio moram sozinhos ou apenas com seus cônjuges. 

Claro, a terceira idade está cada vez mais ativa, porém, sabemos que, com o passar dos anos, a tendência é que alguns problemas comecem a aparecer. A visão piora, a mobilidade e força física diminuem, e mesmo fatores psicológicos como a necessidade de atenção e carinho tornam-se mais presentes.

Ainda que normalmente contem com a ajuda de filhos e netos, constantemente recorrem aos funcionários do condomínio para apoio em tarefas cotidianas. Neste contexto, porteiros, zeladores e até mesmo os síndicos de condomínios podem desempenhar um papel importante na qualidade de vida deste grupo etário.

Portanto, que tal compartilhar com os funcionários do seu condomínio algumas dicas que podem ajudar na tarefa de cuidar bem dos idosos? 

Lembramos apenas que essas dicas devem estar em consonância com os procedimentos de segurança do seu condomínio. Vamos lá?

7 Dicas para cuidar dos idosos no condomínio

1. Seja educado e paciente

Tudo começa com um bom dia, boa tarde ou boa noite. Cumprimentar pessoas idosas com educação e gentileza é fundamental. Pergunte como o morador tem passado, converse sobre assuntos do interesse dele, etc. Lembre que, às vezes, um pouquinho a mais de atenção pode fazer muita diferença, especialmente para quem mora sozinho.

2. Ofereça ajuda para locomoção

Caso seja necessário, ofereça ajuda para o morador se deslocar na portaria, especialmente para subir e descer escadas ou para entrar e sair do condomínio. Um ombro (ou braço) amigo faz toda diferença! 

Lembre-se que alguns idosos no condomínio podem se sentir ofendidos se você já chegar oferecendo ajuda, por isso, sempre pergunte primeiro e mostre que, com o seu apoio, a locomoção fica mais fácil.

3. Ajude na segurança do morador

Quando um idoso for entrar e sair do prédio, fique atento às pessoas perto da portaria ou que estejam se aproximando. Lembre-se que ele provavelmente demandará um tempo maior para entrar e sair e que pode não estar atento para questões de segurança.

4. Ofereça ajuda para carregar objetos

Uma pesquisa realizada em um curso para porteiros mostrou que pessoas mais velhas normalmente esperam ajuda para carregar sacolas, malas e bolsas. O que pode parecer muito leve para uma pessoa mais nova pode ser um peso enorme para quem é mais velho.

5. Fique atento às condições do piso em áreas comuns

Uma das maiores preocupações de uma pessoa na terceira idade é evitar quedas, pois mesmo as mais simples podem ter consequências extremamente sérias para a sua saúde. Sendo assim, síndicos e zeladores devem sempre ficar atentos às condições do piso. Dê atenção especial ao que possa causar tropeços, como buracos e rachaduras, ou que possa gerar escorregões, como piso molhado e papéis que caíram no chão. 

Vale redobrar a atenção após ter sido feita a limpeza do piso em portarias e áreas comuns, pois alguns produtos de limpeza podem deixar estas áreas escorregadias logo após seu uso.

Para melhorar a transição dos idosos em condomínio, o piso tátil é a melhor escolha, além de diversas outras práticas de acessibilidade, que se preocupam não só com PcDs, mas também com a terceira idade.

→ Dê uma olhada no que pode ser feito no condomínio: Acessibilidade em Condomínios: 5 práticas que reforçam os cuidados 

6. Tome cuidado com a iluminação

Certifique-se de que todas as áreas estão corretamente iluminadas. Lembre-se que pessoas mais velhas podem não ter a visão completamente normal e que uma boa iluminação pode fazer muita diferença para uma boa mobilidade e evitar acidentes.

Sabemos que as dicas acima são simples, mas com certeza são um bom caminho para a segurança e qualidade de vida das pessoas da terceira idade do seu condomínio. 

7. Disponibilizar vagas de garagem

No Estatuto do Idoso há obrigatoriedade de existirem vagas de idosos em espaços de circulação pública, mas isso não se aplica aos locais residenciais, como condomínios, por exemplo. Contudo, há o bom senso de criar vagas destinadas à terceira idade, baseando-se na Lei de Acessibilidade em condomínios.

Parece bastante coisa, mas são dicas de cuidados com idosos no condomínio que podem ser aplicadas de forma fácil e com cautela.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com quem pode se beneficiar desta informação e conheça mais conteúdos sobre o mundo condominial visitando nosso blog.

Se você tiver outras dicas, compartilhe nos comentários!

SAIBA MAIS AQUI

COMPARTILHAR

WHATSAPP

SIMILARES

Como tornar o seu condomínio mais sustentável?

Deixar o condomínio mais sustentável é uma missão de síndicos e moradores, todos preocupados em cuidar do meio ambiente. Saiba mais.

Como organizar a festa junina no condomínio?

A organização da festa junina no condomínio requer muita atenção e dedicação. Você sabe o que fazer? Confira aqui!