Com o calor se aproximando, junto a ele, vem também a temporada de chuva que pode causar diversos estragos que prejudicam e colocam em risco a vida dos moradores do condomínio.
Por isso, os síndicos precisam estar a par dos principais cuidados que devem existir durante esse período para que, mesmo que ocorram prejuízos, eles não causem impactos significativos.
Você sabe quais são os riscos que o seu condomínio pode ter durante a temporada de chuva? Nós te daremos alguns exemplos.
Os perigos da temporada de chuva para os condomínios
Os perigos da temporada de chuva chegam com as quedas de árvores, temporais, ventanias e outros fenômenos que podem causar estragos irreparáveis, financeira e fisicamente também.
Em Campo Grande, por exemplo, um condomínio residencial ficou mais de 30 horas sem energia elétrica e água, devido a um temporal que afetou a rede elétrica e o sistema de bombeamento de água.
Imagina o prejuízo que esse mal causou ao condomínio e, principalmente, aos moradores? Pois, mesmo quando a chuva para, ainda pode demorar um tempo para que tudo volte à normalidade.
Dessa forma, com a falta de luz, os moradores não têm acesso aos elevadores, os eletrodomésticos não funcionam e o portão da garagem do condomínio, se for automático, também não.
Já com a ausência de água, os moradores não conseguem realizar necessidades básicas do cotidiano como: tomar banho, cozinhar e limpar a casa.
Contudo, esse não é o único perigos que os temporais causam.
Conheça abaixo outros!
Raios
Nesse quesito o Brasil é campeão, com o maior número de incidências de raios do mundo. Com isso, no período de chuvas, aumenta-se o número de raios que podem causar descargas elétricas que atingem eletrodomésticos, geradores de energia e até mesmo pessoas.
Alagamentos
Se o condomínio não verificar o sistema de esgoto e hidráulico do edifício – se está funcionando bem, entupido ou com vazamentos – é provável que aconteçam alagamentos nas áreas comuns do prédio durante a temporada de chuva, o que põe em risco a estrutura e a vida dos moradores do local.
Ventos fortes
Os ventos durante os temporais de verão podem causar danos irreparáveis à estrutura do edifício, mas não só isso. Afinal, a queda de árvores muitas vezes é causada por ventos fortes que as derrubam, colocando em risco pedestres, moradores e veículos.
Acidentes
Com o alto volume de chuvas, fica quase impossível manter seco os ambientes das áreas comuns, principalmente portarias e corredores.
Dessa forma, aumentam os riscos de acidentes causados por pisos molhados e escorregadios, que para pessoas idosas, grávidas e PcDs, podem ser extremamente prejudiciais à saúde física.
Como preparar o condomínio para a temporada de chuva?
Por ser um fenômeno que acontece todos os anos, síndicos e zeladores devem se antecipar aos cuidados com a temporada de chuva.
Portanto, a chave principal aqui é a MANUTENÇÃO! Equipamentos bem conservados, redes elétricas e hidráulicas com manutenção constante e sistema de rede de esgoto em pleno funcionamento, reduzem as chances de prejuízos ao condomínio.
Nesse sentido, é necessário verificar, principalmente:
- Ralos e calhas;
- Geradores de energia;
- Parte elétrica do condomínio (caixa de energia, fiações expostas, lâmpadas, etc.);
- Para-raios;
- Portões automáticos;
- Elevadores;
- Sistema hidráulico e esgoto;
Além disso, é recomendável que todo condomínio tenha um plano de contingência para situações emergenciais durante o período de chuva. Sendo assim, nesse plano de contingência deve conter as principais medidas e recomendações a serem transmitidas aos moradores e funcionários do edifício.
Confira algumas medidas que você pode utilizar!
- Orientar aos moradores para desligarem e tirarem eletrodomésticos da tomada durante as tempestades;
- Recomendar que não utilizem os elevadores enquanto o clima não ficar mais estável;
- Sinalizar as áreas molhadas do prédio;
- Proibir que crianças, ou qualquer outra pessoa, frequentem áreas de lazer do condomínio durante o período de chuva;
- Informar aos idosos para não saírem de casa.
Desse modo, lembre-se sempre de manter uma comunicação clara e efetiva com os condôminos, sempre lembrando a eles os cuidados que devem ser tomados durante os temporais.
Seu condomínio já está preparado para esse período? Caso não, vale sempre voltar nesse conteúdo e compartilhá-lo com quem faz parte da rotina condominial.
Se você gostou do nosso conteúdo, acesse o blog da Zangari para ficar por dentro das principais informações do mundo dos condomínios.
COMPARTILHAR
WHATSAPPSIMILARES
Como tornar o seu condomínio mais sustentável?
Deixar o condomínio mais sustentável é uma missão de síndicos e moradores, todos preocupados em cuidar do meio ambiente. Saiba mais.
Como organizar a festa junina no condomínio?
A organização da festa junina no condomínio requer muita atenção e dedicação. Você sabe o que fazer? Confira aqui!