dezembro 18 2020 0Comentários

Dicas para redução do consumo de energia

A pandemia e as medidas de isolamento social trouxeram uma série de mudanças na vida e no cotidiano de milhões de pessoas. No caso dos brasileiros isso não foi diferente e um dos impactos que a quarentena provocou foi o aumento exponencial do consumo de energia doméstica.  A partir do mês de março, milhões de pessoas passaram a ficar em casa 24 horas por dia, e isso evidentemente aumentou os gastos mensais das famílias com as contas de luz.

A produção de energia elétrica usa recursos naturais do planeta e emite gases poluentes para a atmosfera, ou seja, isso significa que a sua utilização em excesso é prejudicial ao meio ambiente.

Neste texto, reforçamos algumas dicas para que você economize energia elétrica em casa:

Luzes acesas

Ao sair do ambiente, apague as luzes. Evite deixar luzes acesas enquanto todos estiverem dormindo. Apague as luzes ao sair de casa.

Ar-condicionado

Ao ajustar a temperatura entre 22 e 24° C, é possível gerar até 50% de economia no consumo de energia.  Não se esqueça de desligá-lo ao sair do ambiente!

Aparelhos eletrônicos

Aparelhos como televisores, impressoras, monitores e computadores: evite deixá-los ligados quando não houver necessidade.

Utilize lâmpadas LED

As lâmpadas de LED não têm suas vidas reduzida ao serem ligadas e desligadas constantemente e são duas vezes mais econômicas que as eletrônicas e seis vezes mais que as incandescentes.

Aproveite a luz do Sol

Este tipo de decoração econômica reduz o consumo de iluminação artificial e ar condicionado, e também é muito mais saudável.

Sem emendas no chuveiro elétrico

Faça o teste: se o seu chuveiro estiver com emendas, troque-o por um chuveiro novo e veja na prática como sua conta de luz no próximo mês virá mais baixa.

Evite excessos

Excessos na utilização de ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar, aparelhos considerados de alto consumo, fazem o reloginho andar mais depressa, principalmente nos horários de pico.

Considere trocar os seus eletrodomésticos

Alguns eletrodomésticos muito antigos podem estar consumindo muita energia elétrica. Isso é bastante comum com geladeiras e máquina de lavar. Fique atento!

Tire o celular da tomada

Deixe ligada a notificação e o toque para quando seu celular estiver 100% carregado e, dessa forma, evite que ele passe longos períodos carregando desnecessariamente. Isso inclusive vai ajudar a prolongar a vida útil de sua bateria.

Essas são algumas dicas para que você reduza gastos desnecessários com o uso de energia elétrica e passe a criar novos hábitos sustentáveis que dão atenção ao nosso planeta.

Tenha uma atitude colaborativa: pequenas atitudes geram grandes mudanças!

allure

Escreva um Comentário