fevereiro 26 2019 0Comentários
Carnaval e condomínios

Carnaval e segurança nos condomínios

Carnaval é época de festa, um dos momentos de maior alegria e descontração no calendário de eventos brasileiro. Ano após ano, aumenta o número de foliões que tomam as ruas das grandes cidades. Fantasias, samba, descontração e sorrisos tomam contam dos espaços urbanos.

Mas, infelizmente, a violência também tende a aumentar, incluindo assaltos e furtos nas ruas. Neste contexto, para evitar que a violência chegue ao seu condomínio, é importante adotar medidas que possam prevenir problemas com a segurança nas áreas comuns e também evitar assaltos a residências. Confira algumas dicas importantes!

Tenha controle dos hóspedes dos condôminos

É comum que cidades como São Paulo receba um grande número de turistas, muitos dos quais se hospedam em casas de amigos, parentes ou mesmo alugam imóveis por temporada. É fundamental deixar com o porteiro uma lista informando quais hóspedes estão em quais apartamentos com as devidas informações (nome, identidade, foto e etc.). A segurança do condomínio sempre será fruto da parceria entre moradores e funcionários do edifício.

Cuidado ao receber um visitante

Em um momento onde temos muitas pessoas fantasiadas, peça para seu porteiro redobrar a atenção ao identificar uma pessoa que chega ao seu edifício. Nem pensar em permitir o acesso de pessoas que não possam ser devidamente identificadas como, por exemplo, aquelas usando fantasias com máscaras.

Não fique parado no portão do condomínio

É comum que pessoas fiquem esperando amigos ou transporte como táxi e Uber na portaria. Mas todos devem evitar ficar próximos ao portão do condomínio, pra que não sejam rendidos por ladrões atrás de uma boa oportunidade.

Cuidado ao chegar de carro ou a pé

Quando estiver chegando em seu carro ou a pé, o morador deve redobrar a atenção se existem pessoas perto do portão do seu prédio, principalmente à noite. Se for necessário, é melhor dar uma volta na quadra do que parar no portão ou na entrada da garagem.

Utilize câmeras de vigilância

Câmeras de vigilância são um bom recurso para inibir assaltos e furtos, visto que a maioria dos criminosos prefere condomínios em que não possam ser identificados facilmente. Mas ressaltamos que, sozinhas, essas câmeras não resolvem o problema. É fundamental que os cuidados acima descritos sejam postos em prática.

Lembre sempre que a segurança do seu condomínio dependerá sempre de três fatores básicos: equipamentos, condôminos e funcionários. E que a segurança muitas vezes é inimiga do conforto, ou seja, muitas vezes é melhor esperar um pouco mais para entrar no prédio porque o porteiro está fazendo a correta identificação de quem está chegando do que um assaltante ter acesso ao condomínio.

Aproveite estas dicas e caia na folia. Bom carnaval!

Fonte: Zangari

zangari

Mais do que administrar seu patrimônio. Cuidamos do seu bem estar.

Escreva um Comentário