julho 26 2019 0Comentários
O que é PPRA e PCMSO

Você sabe o que é PCMSO e PPRA?

Se você é ou pretende ser síndico provavelmente já ouviu falar de PCMSO e PPRA. São programas obrigatórios que devem ser alvo da atenção de síndicos preocupados em seguir normas regulamentadoras para condomínios. Para facilitar o entendimento do assunto, a Zangari preparou este post para você. 

O que é o PPRA?

Feito por um engenheiro do trabalho ou técnico de segurança do trabalho, o PPRA – Programa da Prevenção de Riscos Ambientais – é realizado no condomínio, avaliando-se as condições de trabalho dos funcionários neste ambiente. Faz-se um checklist onde são analisados riscos físico, biológico, químico, ergológico e de acidentes. Por exemplo, o pessoal de limpeza pode ter a necessidade de utilização de um calçado apropriado para não escorregar, o porteiro deve utilizar uma cadeira que não tenha riscos de ergonomia e que, portanto, possa causar no futuro problemas como dores nas costas, e assim por diante.

E o que é PCMSO?

Com base no apontado pelo PPRA, o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – é feito por um médico do trabalho, e determina quais exames médicos o funcionário do condomínio deve fazer para avaliar suas condições de saúde e capacidade de desempenhar sua funções. Precisam ser feitos em caso específico de admissões, promoções, demissões, volta ao trabalho, e também de forma periódica. Ainda que varie em função da idade e da atividade exercida, convencionou-se que o exame periódico seja feito em média uma vez por ano. Após a realização dos exames, é emitido o ASO – Atentado de Saúde Ocupacional. 

Pensando em prevenção

Devemos notar que embora cada programa mencionado tenha sua natureza específica e estejam mutualmente relacionados, sua execução contribui para a criação de uma mentalidade preventiva em empregados e síndicos.

Se somarmos o fato de que a não realização do PPRA e do PCMSO pode gerar multas com valores muito mais altos do que seria gasto com sua realização, com a postura de um bom síndico em sempre se preocupar com a saúde e bem estar dos funcionários do condomínio, vale mais do que nunca o ditado “é melhor prevenir do que remediar”.

Fonte: Zangari

zangari

Mais do que administrar seu patrimônio. Cuidamos do seu bem estar.

Escreva um Comentário