abril 29 2019 0Comentários
Idosos em condomínios

Como ajudar idosos em condomínios

Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, é de se esperar que tenhamos um número cada vez maior de pessoas idosas morando em apartamentos. Em muitos casos, moram sozinhas ou apenas com seus cônjuges. Sabemos que com o aumento da idade, a tendência é que alguns problemas comecem a aparecer. A visão piora, a mobilidade e força física diminuem, e mesmo fatores psicológicos como necessidade de atenção e carinho tornam-se mais presentes.

Ainda que normalmente contem com a ajuda de filhos e netos, constantemente recorrem aos funcionários do condomínio para apoio em tarefas cotidianas. Neste contexto, porteiros e funcionários de condomínios podem desempenhar um papel importante na qualidade de vida deste grupo etário.

Portanto, que tal compartilhar com os funcionários do seu condomínio algumas dicas que podem ajudar na tarefa de cuidar bem dos idosos? Lembramos apenas que essas dicas devem estar em consonância com os procedimentos de segurança do seu condomínio.

1.     Seja educado e paciente

Tudo começa com um bom dia, boa tarde ou boa noite. Cumprimentar com educação e gentileza pessoas idosas é fundamental. Pergunte como o morador tem passado, converse sobre assuntos do interesse dele, e etc. Lembre que as vezes um pouquinho a mais de atenção pode fazer muita diferença, especialmente para quem mora sozinho.

2.     Ofereça ajuda para locomoção

Caso seja necessário, ofereça ajuda para o morador se deslocar na portaria, especialmente para subir e descer escadas e para entrar e sair do condomínio. Um ombro (ou braço) amigo faz toda diferença!

3.     Ajude na segurança do morador

Quando um idoso for entrar e sair do prédio, fique atento às pessoas perto da portaria ou que estejam se aproximando. Lembre-se que ele provavelmente demandará um tempo maior para entrar e sair e que pode não estar atento para questões de segurança.

4.     Ofereça ajuda para carregar objetos

Uma pesquisa realizada em um curso para porteiros mostrou que pessoas mais velhas normalmente esperam ajuda para carregar sacolas, malas e bolsas. O que pode parecer muito leve para uma pessoa mais nova pode ser uma peso enorme para quem é mais velho.

5.     Fique atento às condições do piso em áreas comuns

Uma das maiores preocupações de uma pessoa na terceira idade é evitar quedas, pois mesmo as mais simples podem ter consequências extremamente sérias para a sua saúde. Sendo assim, porteiros e zeladores devem sempre ficar atentos às condições de piso. Dê atenção especial ao que possa causar tropeços, como buracos e rachaduras, ou que possa gerar escorregões, como piso molhado e papéis que caíram no chão. Vale redobrar a atenção depois de ter sido feita a limpeza do piso em portarias e áreas comuns, pois alguns produtos de limpeza podem deixar estas áreas escorregadias logo após seu uso.

6.     Tome cuidado com a iluminação

Certifique-se de que todas as áreas estão corretamente iluminadas. Lembre-se que pessoas mais velhas podem não ter a visão completamente normal e que uma boa iluminação pode fazer muita diferença para uma boa mobilidade e evitar acidentes.

Sabemos que as dicas acima são simples, mas com certeza são um bom caminho para a segurança e qualidade de vida das pessoas da terceira idade do seu condomínio. Se você tiver outras dicas, compartilhe nos comentários!

Fonte: Zangari

 

zangari

Mais do que administrar seu patrimônio. Cuidamos do seu bem estar.

Escreva um Comentário