abril 05 2019 0Comentários
Energia Fotovoltaica

Energia solar e seu condomínio

Quem nunca ouvi falar de energia fotovoltaica? As vezes chamada simplesmente de energia solar, tem se tornado cada vez mais popular em diversas cidades do Brasil.

Com o alto custo da energia elétrica fornecida pelas concessionárias, não é de se admirar que diversos condomínios implantaram sistemas de fornecimento deste tipo, principalmente após a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 482/2012, que permitiu ao brasileiro gerar sua própria energia elétrica de fontes renováveis ou de cogeração qualificada, e até receber créditos sobre o excedente produzido.

Você sabe como funciona um sistema fotovoltaico?

Não é tão complicado quanto parece. Basicamente, instala-se painéis fotovoltaicos em áreas com grande insolação, que captam a luz do sol e a transforma em energia elétrica. Depois equipamentos chamados inversores transformam a energia gerada com corrente alternada, compatível com a rede elétrica e equipamentos eletrônicos.

A energia gerada pode ser consumida instantaneamente, ou no caso de haver excedente, é transferida para a rede elétrica sem necessidade de baterias para armazenamento. O resultado será a diminuição do que é pago na conta de luz do seu condomínio, uma vez que será cobrado somente o que foi consumido da rede da concessionária, abatido do excedente que foi produzido pelo sistema fotovoltaico.

Outros benefícios da energia fotovoltaica

Além da redução nos gastos com a concessionária de energia, este sistema tem as seguintes vantagens:

·      Necessidade de pouca manutenção, verificando-se normalmente os conectores e equipamentos como inversores.

·      Durável, pois painéis solares duram até 25 anos.

·      Custo previsível, pois não está sujeito aos aumentos de custos ou bandeiras tarifárias de concessionárias.

·      Ecologicamente correta, pois utiliza uma fonte inesgotável de energia e que não polui o meio ambiente.

Então vale a pena financeiramente?

Os benefícios financeiros variam de condomínio para condomínio. Fatores como área disponível para instalar painéis fotovoltaicos, insolação, tecnologia e eficiência dos painéis, e seu custo de aquisição irão determinar tanto as reduções de custos mensais com energia, bem como em quanto tempo o sistema se pagará.

Mas com o desenvolvimento de painéis mais eficientes e pela economia de escala possibilitada pela adoção cada vez maior desta tecnologia, será cada vez mais atrativo e viável usar o sol como fonte de energia.

Pense nisto! Seu bolso e o meio ambiente agradecerão.

Fonte: Zangari

zangari

Mais do que administrar seu patrimônio. Cuidamos do seu bem estar.

Escreva um Comentário